Melhorar a Vida Financeira, 2 Atitudes de Resultados Fantásticos!

melhorar-vida-financeira

 

 

 

 

 

 

Ter uma vida financeira estável é a busca da grande maioria dos homens (isso para não dizer todos), mas não é algo assim tão simples, afinal o dia a dia nos traz uma série de gastos aos quais não podemos escapar, além de uma série de outros gastos (ainda maiores) aos quais não QUEREMOS escapar. Existem muitas estratégias para melhorar a vida financeira, mas para resumir aqui vou colocar 2 dicas incríveis que além de serem realmente eficazes ainda tem a grande vantagem de serem bastante versáteis, assim cabendo em todos os bolsos.

Antes de ir diretamente para as dicas é importante se organizar, geralmente sabemos quanto ganhamos com nosso trabalho e quanto nos sobra no fim do mês (isso é, quando sobra), mas o que poucas pessoas conseguem responder com facilidade é em que o dinheiro foi gasto, tente listar rapidamente em sua mente quais são seus gastos e verá que há uma diferença considerável, ou seja você não sabe exatamente no que está gastando seu dinheiro.

Seu primeiro e mais importante passo será organizar isto, não há necessidade de criar uma planilha complexa nem nada deste tipo, basta anotar suas principais despesas em um papel. Com isto feito já saberá onde boa parte de seu dinheiro está indo, claro que sempre tem o trocado do café, um salgado, etc., mas isto veremos mais adiante, até aqui já está bom pois já poderá passar a adotar a primeira dica a seguir.

Crie uma Poupança e AUTOMATIZE os Depósitos para Melhorar a Vida Financeira!

Lembra aquela lista que fez de seus gastos? Então, deverá escolher um (ou mais) gasto que será eliminado, sim ELIMINADO, desta forma é certeza de que terá um determinado valor para guardar todos os meses, afinal já vinha fazendo isso. Existem muitos gastos que podem ser cortados, vão desde uma assinatura de revista (que você possivelmente não lê) até um assinatura de TV a Cabo com zilhões de canais aos quais talvez você assista uns 10 (na melhor hipótese).

Uma sacada FUNDAMENTAL é deixar uma transferência já agendada para todo dia “X” do valor de sua conta bancária para sua poupança, assim evitará gastar o dinheiro em qualquer outra coisa com a desculpa de que no mês que vem você deposita dobrado ou algo do tipo. Isto é muito importante pois sem isto certamente seu depósito vai falhar com certa facilidade e lá se vai embora sua poupança.

Outro ponto interessante é que talvez se sinta tentado a cortar diversos gastos de uma só vez, isto também não é uma boa ideia, afinal sua vida poderá ficar meio sem graça e não saberá ao certo onde errou. Para evitar isso vá cortando um gasto de cada vez, assim terá tempo de avaliar o que realmente não faz uma diferença em sua qualidade de vida.

Controle seus Gastos Pequenos Semanais!

Como já colocou seus gastos na ponta do lápis deve ao menos ter uma ideia de quanto gasta por semana em coisas como transporte, alimentação, etc. passe a sacar este valor semanalmente em dinheiro, isto certamente irá te ajudar a controlar melhor seus gastos.

De um modo geral sabemos que gastar no cartão de crédito é menos “dolorido” do que fazer um pagamento a vista, mas o que geralmente não notamos é que pagar algo com o cartão de débito também é menos “dolorido” do que pagar em dinheiro.

Adotando esta dica notará que alguns gastos são realmente salgados e podem ser amenizados, também fica muito mais fácil saber quanto ainda tem para passar o restante da semana, assim podendo ou não fazer determinados gastos. Claro que não estou dizendo para virar uma pessoas que não gasta nunca em nada, mas com estas dicas certamente passará a ter um controle financeiro muito mais equilibrado, o resultado disto é uma vida financeira mais tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>